Parlamento

Deputados e senadores tomaram posse neste fim de semana

Tomaram posse, no fim de semana, os senadores e deputados federais e estaduais eleitos em 2014. No sábado, houve a solenidade na Assembleia Legislativa que empossou Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB), de Santa Maria, Miguel Bianchini (PPL), de Santiago, e Pedro Westphalen (PP), de Cruz Alta.

No domingo, o representante da região na Câmara, Paulo Pimenta (PT), oficializou o início do quarto mandato como deputado federal, em Brasília. Os senadores também tomaram posse ontem, inclusive o gaúcho Lasier Martins (PDT).

Pedro Westphalen não deve exercer o mandato como deputado, já que, em 1º de janeiro, foi nomeado secretário de Transportes e Mobilidade pelo governador José Ivo Sartori (PMDB). Mas precisou estar presente na posse, no sábado, para garantir o mandato. Amanhã, devem tomar posse como suplentes os que substituirão Westphalen e outros deputados licenciados para cargos no Executivo.

Os dias de posse também foram para eleger as mesas diretoras para 2015. No Estado, o processo foi mais tranquilo, e Edson Brum (PMDB) foi eleito com os votos de 53 dos 55 deputados. Os contrários foram Pedro Ruas (PSOL) e o santiaguense Miguel Bianchini.

Em entrevista coletiva, Brum disse que vai buscar transparência e diálogo na sua gestão, garantindo a contenção de despesas. Brum afirmou que o primeiro assunto da mesa diretora será a mudança nas regras para que deputados concedam medalhas, restringindo a prática.

Na Câmara dos Deputados, o primeiro turno da eleição para a mesa diretora começou às 18h. Como os parlamentares estavam divididos em quatro candidaturas, a possibilidade de haver segundo turno e a sessão se estender até a madrugada era grande. Concorrem Arlindo Chinaglia (PT), Chico Alencar (PSOL), Eduardo Cunha (PMDB) e Júlio Delgado (PSB).

Por volta das 18h10min de ontem, Renan Calheiros (PMDB) foi confirmado como presidente do Senado para o biênio 2015-2016. Ele já era o presidente da Casa em 2014.

Veja abaixo quem são os deputados estaduais que tomaram posse no sábado:

- PT — Edegar Pretto, Luiz Fernando Mainardi, Jeferson Oliveira Fernandes, Tarcisio Zimmerman, Valdeci Oliveira, Nelsinho Metalúrgico, Stela Farias, Zé Nunes, Miriam Marroni, Altemir Tortelli e Adão Villaverde

- PMDB — Fábio Branco, Edson Brum, Alexandre Postal, Vilmar Zanchin, Gabriel Souza, Álvaro Boessio, Gilberto Capoani e Tiago Simon

- PDT — Marlon Santos, Eduardo Loureiro, Gilmar Sossella, Ciro Simoni, Regina Becker Fortunati, Gerson Burmann, Enio Bacci e Dr. Basegio

- PP — Silvana Covatti, Pedro Westphalen, Ernani Polo, Frederico Antunes, Adolfo Brito, Sérgio Turra e João Fischer (Fixinha)

- PTB — Aloísio Classmann, Marcelo Moraes, Ronaldo Santini, Luís Augusto Lara, Maurício Dziedricki

- PSDB — Lucas Redecker, Jorge Pozzobom, Pedro Pereira e Adilson Troca

- PSB — Elton Weber, Liziane Bayer da Costa e Miki Breier

- PC do B — Manuela D'Ávila e Juliano Roso

- PRB — Sergio Peres

- PSOL — Pedro Ruas

- PSD — Mario Jardel

- PPS — Any Ortiz

- PR — Missionário Volnei

- PPL — Miguel Bianchini

- PV — João Reinelli

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Liquida Santa Maria oferece descontos em 140 lojas

Próximo

Passagem de ônibus de Santa Maria pode chegar a R$ 2,95

Economia